Palestrantes convidados

Aldomar Ruckert

1

Possui graduação em Geografia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1978), graduação em Estudos Sociais pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1974), Mestrado em Geografia – Organização do Espaço pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991) e Doutorado em Ciências: Geografia Humana – pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Professor Associado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Geografia Social e Política, atuando principalmente no tema da reforma do Estado e políticas territoriais contemporâneas.

Orienta alunos de Mestrado e Doutorado no núcleo Estado e Território: gestão, regiões e fronteiras no Grupo de Pesquisa do Laboratório do Espaço Social. É pesquisador e líder do Grupo de Pesquisa “O Estudo do Espaço Social”. É pesquisador Bolsa Produtividade 2 do CNPq, desde Março de 2010. Realizou Estágio de Pós-Doutorado na Universidade de Paris VII, entre Maio e Outubro de 2011, com apoio da CAPES, analisando as tendências das políticas territoriais européias e possiveis comparações com a América do Sul. É credenciado como Professor Permanente dos programas de pós-graduação em Geografia (POSGEA) e em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR)(níveis Mestrado e Doutorado)

foto.

Andre Roberto Martin

1Graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1993). Livre docente em Geografia Política (professor associado) da Universidade de São Paulo, desde 2007. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Regional e Política. Coordenador do Programa de Pós graduação em Geografia Humana da FFLCH-USP (2007 a 2009) e Chefe do Departamento de Geografia (2010 a 2012), iniciando segundo mandato em 2013. Tem livros e textos publicados sobre geografia política e geografia regional, enfocando os temas do regionalismo, do federalismo, das fronteiras e da geo-política global.

foto

 

 

Beatrice Giblin

Doctorat d’Etat es Lettres et Sciences humaines 1988 mention Très honorable et félicitations unanimes du jury « La région, Territoires Politiques : le Nord-Pas-de-Calais »

Agrégation de Géographie 1973 (5 ème)
Doctorat de troisième cycle en Géographie 1971 Mention Très bien « Elisée Reclus, un géographe libertaire »

Responsable de la mise en place du LMD pour les Sciences Sociales 2004 – 2005
Fondatrice de l’Institut Français de Géopolitique en 2002
Directrice de l’Institut Français de Géopolitique de 2002 à 2009
Membre du Conseil  de l’Institut Français de Géopolitique depuis décembre 2002
Membre du Conseil d’Administration de l’Université Paris 8 et de son Bureau de décembre 2001 à décembre 2005 réélue au CA en 2005
Chargée de missions auprès de la Présidence aux collectivités territoriales décembre 2001 – 2006
Membre du Conseil de l’École Doctorale Sciences Sociales (EDSS 401) depuis 1999 et de son Bureau de 1999 – 2001
Responsabilités éditoriales

Membre fondateur d’HERODOTE Revue de Géographie et de Géopolitique créée en 1976 (trimestrielle) et co-directrice depuis 2006.      foto.

Eduardo Dias da Costa Villas Bôas

 2General-de-Exército EDUARDO DIAS DA COSTA VILLAS BÔAS é natural de CRUZ ALTA-RS Ingressou nas fileiras do Exército em 01 de março de 1967, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em CAMPINAS-SP.

É possuidor dos seguintes cursos: de Infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras, de Aperfeiçoamento da Escola de Aperfeiçoamento Oficiais, de Operações na Selva do Centro de Guerra na Selva, de Comando e Estado-Maior da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra.   

 Principais funções exercidas:- Oficial de Operações do Batalhão da Guarda Presidencial;- Instrutor e Comandante do Curso de Infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras;- Chefe da Assessoria de Atividades Especiais do Comando de Operações Terrestres;- Comandante do 1º Batalhão de Infantaria de Selva (Manaus-AM);- Chefe da Assessoria Parlamentar do Exército;- Chefe do Estado Maior do Comando Militar da Amazônia;- Comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais;- 7º Subchefe do Estado-Maior do Exército;- Chefe da Assessoria Especial de Gestão e Projetos do Estado-Maior do Exército;- Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército;Como comissão no exterior, exerceu a função de Adjunto do Adido junto a Embaixada do Brasil na República Popular da China; Atualmente é o Comandante Militar da Amazônia; Foi promovido a General de Exército em 31 de julho de 2011.

foto.

Gilberto de Miranda Rocha

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará (1982), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é consultor de estudos territoriais do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará e professor associado iii da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: ordenamento territorial e municipalização, populações, meio ambiente e hidrelétricas, territorialidade humana, amazônia, desenvolvimento sustentável e aspectos ambientais do planejamento urbano.

foto.

Hervé Thery

Possui graduação em História (1972) e em geografia (1973) pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne), mestrado em Geografia pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1973), doutorado em Geografia pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1976) e Habilitation à diriger des recherches, pela Université Paris X Nanterre (1994). Atualmente é pesquisador do Centre National de la Recherche Scientifique, professor visitante da USP, pesquisador convidado da Universidade de Brasília (CDS), Diretor do OHM (Observatoire Hommes-milieux) Oyapock CNRS-INEE. Coordenador editorial da revista Confins (http://confins.revues.org, Issn 1958-9212), comitê editorial M@ppemonde (Online) (1769-7298). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia do Brasil, geografia politica, cartografia tématica, modelização gráfica.

foto.

Iná Elias de Castro

Graduada e Mestre em Geografia pela UFRJ e Doutora em Ciência Política pelo IUPERJ (1988). Pós-doutorado na França, na Univesidade Sorbonne – Paris VII (1990). É Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Coordena o GEOPPOL-GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE POLÍTICA E TERRITÓRIO. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: territorialidade das instituições e da representação política; federalismo, sistema municipal, escala política e cidadania. Desenvolveu trabalhos sobre o discurso político e o regionalismo na Região Nordeste; no Rio de Janeiro sobre as densidades institucionais nos municípios. Atualmente pesquisa as relações entre o sistema político-institucional e o território, buscando maior aprofundamento teórico conceitual e também empírico, através de levantamento e mapeamento de informações.

foto.

Vladimir Kolosov

6É o chefe do Centro de Estudos Geopolíticos do Instituto de Geografia e professor do Instituto de Relações Internacionais de Moscou. Ele foi indicado como Professor na Universidade de Toulouse Le Mirail-(2001-2003), professor visitante nas universidades de Paris-Sorbonne IV, Paris-I Panthéon-Sorbonne, Bordeaux e Tampere. Seus interesses de pesquisa estão nas áreas de geografia política e geopolítica, geografia social, cidades do mundo e grandes áreas metropolitanas. Ele é o autor de mais de 300 publicações, incluindo o livro mais popular na geografia política na Rússia. Ele presidiu a Comissão da União Geográfica Internacional em Geografia Política (1996-2004) e agora é um dos vice-presidentes da IGU. Também está nos conselhos editoriais de Geografia Política, Geopolítica, BELGEO, Geografia e Economia da Eurásia géographiques, Annales. foto.

Wanderley Messias da Costa

Professor Titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Possui Graduação em Geografia (1976), Mestrado em Geografia Humana (1982) e Doutorado em Geografia Humana (1991) pela Universidade de São Paulo. É Livre-Docente em Geografia Política junto ao Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É especialista em Geografia Política, Relações Internacionais, Meio-Ambiente e Amazônia. Atualmente é superintente da SRI/USP (Superintendência de Relações Institucionais da Universidade de São Paulo).

foto.

publicado em abril 7, 2013 por geosimposio